top of page

É a esperança da morte que me faz viver

  • Foto do escritor: JUBCor
    JUBCor
  • 3 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

O ditado diz "Enquanto há vida, há esperança". Deveria ter sido o caso dos seis pilotos da Marinha americana que partiram de seu porta-aviões para uma missão de busca por submarinos inimigos durante a Segunda Guerra Mundial. Quando tentaram voltar, não conseguiram encontrar o navio. Já havia anoitecido e o capitão recebera ordens de um blackout total para que as luzes do navio não o tornassem um alvo fácil. Os pilotos solicitaram que pelo menos uma lanterna fosse ligada para que pudessem ver onde pousar, mas, para proteger as milhares de vidas no navio, o pedido não pôde ser atendido. Só restou aos pilotos voar até acabar o combustível e mergulhar nas águas escuras, pousando na eternidade. O retorno seguro estava baseado em uma esperança falha.


O texto de hoje está no Salmo 71:14-18: "Mas eu sempre terei esperança e Te louvarei cada vez mais. A minha boca falará sem cessar da Tua justiça e dos Teus incontáveis atos de salvação. Falarei dos Teus feitos poderosos, ó Soberano Senhor; proclamarei a Tua justiça, unicamente a Tua justiça. Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as Tuas maravilhas. Agora que estou velho, de cabelos brancos, não me abandones, ó Deus, para que eu possa falar da Tua força aos nossos filhos, e do Teu poder às futuras gerações."


Se nossa esperança é de que tudo nos vá bem, estamos fadados, como os pilotos do relato acima, a ser surpreendidos com um pouso na água e sem possibilidade de resgate. Quando nos convertemos, entendemos que nossa missão não é ser o alvo das bênçãos de Deus, mas ser bênçãos para todos os que nos cercam, a começar pela família, falando sem cessar da justiça de Deus e de Sua salvação. Já entendemos que Deus não vai interferir nos assuntos da humanidade, nem intervir a nosso favor ao estalar de nossos dedos. Esta vida tem o único propósito de nos conduzir à vida eterna com Deus. Quando descobrimos e entramos no caminho, percebemos que o que realmente importa é que todos os que podemos alcançar agarrem-se ao Salvador, pois nosso Salva-Vidas não nada; Ele anda sobre as águas!


"Proclamarei os Teus feitos poderosos e a Tua justiça, unicamente a Tua justiça." O mundo é injusto porque não é governado por Deus que, como já vimos, não governa um país contra países, mas governa indivíduos de todos os países. Para o mundo, ser cristão e lutar por valores cristãos é pecado e ofende o deus muito minúsculo do mundo. A explicação está em 1João 5:19: "Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno". E a humanidade o adora.


Feliz aquele que, como o salmista, ainda jovem conheceu a Deus e tem sido ensinado por Ele desde então e até hoje anuncia as maravilhas do Eterno. Se chegar a ficar velho, de cabelos brancos, terá ainda por propósito falar da força de Deus a seus filhos e do poder de Deus às futuras gerações, netos e bisnetos. Vive as palavras de Paulo: "Para mim, viver é Cristo, e morrer é lucro."


Isso me faz lembrar de uma outra história, contada por Isaac Azimov: "Era uma travessia oceânica agitada e o Sr. José estava sofrendo as torturas dos condenados. Durante um dos períodos mais incômodos, ele estava debruçado sobre a grade de proteção do convés, sentindo-se miserável, quando um garçom muito solícito deu-lhe um tapinha de consolo nos ombros e disse:

─ Eu sei, meu caro senhor, que parece terrível. Mas lembre-se que ninguém jamais morreu de enjoo.

O Sr. José, semblante verde, olhou para o rosto do cuidadoso garçom e replicou:

─ Por amor a Deus, meu jovem, não diga isso! É somente a maravilhosa esperança de morrer que ainda me mantém vivo."(1)


Assim deve ser a vida do cristão. Amadurecer na fé é não mais desejar um Deus faz-tudo-para-mim e passar a viver como um filho de Deus que faz tudo pelo Pai. Não desistimos da vida e não culpamos a Deus pelas injustiças dos homens. Deus não peca, não se engana, não faz contas nem faz de conta. A realidade crua, doída e difícil que vivemos serve para nos levar a Ele e a uma vida muito, muito melhor do que esta. Cristo nos mantém vivos e a maravilhosa esperança de morrer, velho, vitorioso, tendo cumprido a missão, ou a qualquer momento que o Pai nos chamar, é lucro.


Qual é a sua esperança? Você a baseia em quê? Se você ainda não está em Cristo, não demore. A decisão de qual morte vamos ter é tomada em vida.


Se você já está em Cristo, fique bem, fique em paz, fique com Deus.


Com carinho,

Pr. Manga


(1)Isaac Asimov's Treasury of Humor: A Lifetime Collection of Favorite Jokes), página 84, conto 92.



ความคิดเห็น


Formulário de Assinatura

  • instagram

©2020 por JUBCor. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page