top of page

Viagem perigosa

  • Foto do escritor: JUBCor
    JUBCor
  • 2 de dez. de 2020
  • 4 min de leitura

Saiu no site da CNN, no dia 7 de julho passado, que um jovem de 27 anos estava dirigindo sozinho, na Austrália, quando sentiu um movimento nas pernas. Uma cobra das mais venenosas do mundo resolveu passear de carro, entrou sem ser vista e começou a se enrolar nas pernas do desavisado motorista. Apesar dos esforços de bater os pés no chão para a cobra cair, a cobra marrom ou cobra tigre, continuou subindo pelas pelas pernas dele e a atacar a cadeira do motorista, entre as pernas de "Jimmy", como foi identificado. Ele usou o cinto de segurança e uma faca para prender a cobra e matá-la. Achando que havia sido picado no processo, desesperado, pisou fundo no acelerador tentando chegar ao hospital mais próximo. Passou por um carro da polícia federal a quase 130 km/h e, logicamente, foi perseguido e parado. Em pânico, explicou ao guarda o acontecido. A ambulância foi chamada, mas o rapaz não havia sido picado. Estava apenas em choque.


A palavra "serpente" ocorre trinta vezes na versão Almeida Atualizada. Aparece a primeira vez no primeiro livro da Bíblia e, sem picar, levou Adão e Eva à morte e à expulsão do paraíso, personificando Satanás. E é justamente com essa conotação que é mencionada no último livro das Escrituras, Apocalipse 20, quando é atirada no abismo eterno. Mas existe outra metáfora que nos chama a atenção e é muito mais comum do que deparar-se com a serpente do Jardim do Éden.


O texto de hoje se encontra no Salmo 58:3-5: "Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras. 4 Têm peçonha semelhante à peçonha da serpente; são como a víbora surda, que tapa os ouvidos, 5 para não ouvir a voz dos encantadores, do mais fascinante em encantamentos."


O termo "ímpio" se refere a todo aquele que não tem um relacionamento pessoal com Deus, tendo sido salvo por Jesus. Desde que nascem, diz o salmista, se afastam do caminho de Deus, se desencaminham. São marcados pela mentira e pelo veneno. Isto é, se falam, mentem. Se mordem, matam. E agora o salmista faz uma comparação interessante. O domínio do homem sobre os animais é antigo, vem da gênese. Aqui vemos os encantadores de serpente. Acreditava-se que a serpente era hipnotizada pelo som da flauta do encantador de cobras. Hoje, afirmam que é o movimento da flauta que mantém o animal vidrado. Por isso, o salmista diz que quem não quer ter um relacionamento com Deus é como uma "serpente surda". "Que tapa os ouvidos" é uma figura interessante, já que as cobras não têm mãos para tapar os ouvidos, mas o desencaminhado tem. E faz questão de tapar os ouvidos a tudo que poderia trazê-lo de volta para Deus. Não querem dar atenção à voz dos encantadores.


O "encantador" representa Deus, que por Sua voz ou Palavra, reencaminha as pessoas na direção certa, trazendo-as a uma mudança completa de comportamento. "Do mais fascinante em encantamentos" quer dizer "por mais habilidoso que o encantador seja." Gosto de ver aqui a figura de Jesus. Nunca houve pessoa mais encantadora. Note que o encantador não faz mal às serpentes desviadas. Ele deseja tê-las sob o seu senhorio, seu controle, para que não façam mal a ninguém, nem a si mesmas. Infelizmente as mãos imaginárias da serpente continuam a tapar-lhes os ouvidos.


Tem muita gente boa, amada e querida que está dirigindo, não um carro, mas a vida, com uma mortal serpente enrolada nas pernas, pronta para fazer-lhe mal a qualquer momento. Essa serpente não se mata com um cinto de segurança e uma faca normais. Como a serpente é figura, também são metafóricas as armas contra ela: Efésios 6:14-17 nos diz: "Portanto, fiquem firmes, cingindo-se com a verdade e vestindo a couraça da justiça. 15 Tenham os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, 16 segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Usem também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus."


O "cinto de segurança" é a verdade que nos cinge, isto é, amarra pela cintura. Nada mais pode nos manter firmes. Enquanto no mundo a verdade se tornou uma agulha no palheiro da mentira e das distorções dos fatos, no mundo espiritual somente a verdade nos firma. Jesus é a verdade. Nossa faca é a "espada do Espírito, que é a Palavra de Deus". Quer dizer que para vencermos as ciladas da serpente, necessitamos da verdade e da Palavra de Deus. E Deus fez de tudo, ao custo de muitas vidas perseguidas e até mortas, para que Sua Palavra chegasse até nós em nosso idioma, e chegue até os confins da terra, onde ainda é proibida a sua distribuição, como na China, Coreia do Norte e vários países árabes.


Nós não temos desculpas. Temos, sim, um enorme privilégio. Temos a liberdade de ouvir e crer em Jesus e de ler e atentar para a Palavra de Deus, que como por encanto, nos liberta da maligna serpente que nos perseguiu desde que nascemos.


Não é à toa que só em Apocalipse Deus diga oito vezes "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que Espírito diz". É o último livro, o último aviso! Que não cessemos de anunciar Jesus a quem ainda pode ser salvo.


Você tem Jesus e tem o livro de Jesus? Então fique bem. Fique em paz. Fique com Deus.


Com carinho,

Pr. Manga

Igreja Batista do Cordeiro



Comments


Formulário de Assinatura

  • instagram

©2020 por JUBCor. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page