top of page

Um sacerdote só para mim

  • Foto do escritor: JUBCor
    JUBCor
  • 30 de set. de 2020
  • 4 min de leitura

Você já pensou em ter um orientador espiritual capacitado para guiar suas decisões e interceder a Deus por você sempre que quisesse? Como a Bíblia não deixa de nos surpreender com fatos curiosos, encontramos no Antigo Testamento a história de um homem que tinha um sacerdote particular, só para ele.


Juízes 17:7-13: "7 Havia um jovem de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita e estrangeiro naquele lugar. 8 Esse homem partiu da cidade de Belém de Judá em busca de outro lugar para morar. E assim, seguindo o seu caminho, chegou à região montanhosa de Efraim, até a casa de Mica. 9 E Mica lhe perguntou:

— De onde você vem?

Ele respondeu:

— Sou levita de Belém de Judá e estou procurando um lugar para morar.

10 Então Mica disse:

— Fique comigo, como meu conselheiro e sacerdote. Eu lhe darei dez moedas de prata por ano, a roupa e o sustento.

O levita entrou 11 e consentiu em ficar com aquele homem. E o jovem era para ele como um de seus filhos. 12 Mica consagrou o jovem levita, que passou a ser o seu sacerdote. E o jovem ficou na casa de Mica. 13 Então Mica disse:

— Agora sei que o Senhor me fará bem, porque tenho um levita como sacerdote."

Na divisão da terra prometida, Deus mandou distribuir as regiões de acordo com os filhos e netos de Jacó que representavam José. Mas os decendentes de Levi não tiveram uma porção como os demais. Eles foram separados para servirem como sacerdotes para o povo, cuidando do templo, ainda uma tenda de panos, o tabernáculo, e foram espalhados nas outras onze regiões e eram um povo especial; viviam do dízimo e das ofertas das outras onze tribos. Um deles saiu de Belém e chegou à casa de Mica.

Não sabemos maiores detalhes sobre quem era Mica, mas sua história ficou registrada para nosso proveito. Pouquíssima gente teria condições de ter um sacerdote no quintal, embora a História esteja repleta de gente que colocou o sacerdote da cidade "no bolso", mas isso é outra coisa. A intenção de Mica era pura. Aqui estava um homem tão interessado em obedecer a Deus que não poupou esforços em ter um conselheiro a quem recorrer a todo instante. As palavras finais de Mica no diálogo demonstram sua retidão e singularidade de caráter: "Agora sei que o Senhor me fará bem, porque tenho um levita como sacerdote".


Hoje, não teríamos levitas suficientes para colocar um em cada casa, tampouco poderíamos dar-lhes um sustento tão generoso como o rapaz recebeu, sendo, além disso, tratado como um filho pelo bondoso fazendeiro.


Graças a Deus, podemos ter muito mais que isso. Mica não tinha a Bíblia com todas as instruções de Deus. Não é necessário ter um sacerdote dentro de casa se lemos a Palavra de Deus para nela encontrar a direção para a vida, a prática que engrandece o homem e pode elevá-lo à condição, por mais pobre e necessitado que seja, de Filho do Deus vivo. Deus não é Deus só para os ricos e abastados. Ao contrário, a ira de Deus vem sobre todos os poderosos e os governantes que não cuidam do povo, do órfão e da viúva. Israel, como nação, foi duramente e muitas vezes castigado por negligenciar o cuidado aos mais necessitados. Toda autoridade é dada por Deus para que seja usada em favor do povo.


Como Deus sabe que o homem tem um coração duro, jamais abandonou as pessoas à própria sorte. Ele enviou Seu Filho como o Sumo Sacerdote de nossas vidas para habitar em nossa casa, em nosso coração, de graça, para sempre. Apocalipse 3:20 diz "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei e terei comunhão com ele e ele coMigo". Essas são palavras de Jesus. Como o levita chegou até a casa de Mica, buscando um lugar para morar, Jesus continua a bater à porta de cada coração esperando o convite para entrar e ficar como nosso Sacerdote particular. Ele nos dá acesso direto a Deus, o Pai, e garante-nos orientação para toda e qualquer situação da vida, para que possamos dizer como o fazendeiro: "Agora sei que o Senhor me fará bem", pois tenho JESUS como sacerdote, muitíssimo superior ao jovem levita.


Você já recebeu Jesus como Senhor e Salvador, como nos ensina o apóstolo João em seu evangelho, capítulo um, verso 12? "Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus". Jesus não é um "objeto de fé" que eu creio existir lá no Céu a meu favor. Jesus é o mediador único entre Deus e os homens, daí "sacerdote". Ele é uma pessoa a ser convidada a entrar. Ele não Se impõe. Não força a porta, não bate nem toca a campainha para irritar o dono da casa, mas toca suavemente todos os dias, como quem pergunta: "Já quer deixar Eu entrar?". Ele não entra em nós para tirar proveito de nós, mas para nos enriquecer. Transbordamos de paz por sabermos que nossa salvação é um presente. Temos a garantia da eternidade não por mérito, mas por misericórdia e graça, porque nos deixamos salvar.


Se você nunca disse isso a Jesus, diga-lhe agora, ore assim: "Deus Pai, o Senhor mandou-me arrepender-me de meus pecados porque é o Teu reino chegou. Assim, arrependido de ter vivido do meu jeito, eu convido Jesus para entrar em meu coração e ser meu único Senhor e Salvador. Tem misericórdia de mim e guia-me com Tua Palavra. Em nome de Jesus, amém".


Se você já o fez, renove seu contato com Ele. Converse mais com seu Criador. Abra seu coração, desabafe diante do Pai, chore suas dores, peça direção, dê graças por tudo o que ele tem feito em sua vida, siga sempre Suas instruções, isto é, pratique a Palavra, pratique ser filho de Deus.


Hebreus 4:14: "Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão."


Fique em paz. Fique bem. Fique com Deus.


Com carinho,

Pr. Manga



Comments


Formulário de Assinatura

  • instagram

©2020 por JUBCor. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page