Um lar para os solitários
- JUBCor
- 8 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Depois de ver as fotos dos irmãos durante o culto online, uma de nossas irmãs disse: "Um dos grandes desafios pra mim nessa pandemia não é a quarentena, nem o "estar só", mas lidar com o distanciamento dos trabalhos na Casa do Senhor, e quando vejo esses rostos tão conhecidos, dá uma saudade... ". Dá mesmo, não?
O texto de hoje está no Salmo 68:5 e 6.
"5 Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus em Sua santa habitação.
6 Deus dá um lar aos solitários, liberta os presos para a prosperidade, mas os rebeldes vivem em terra árida."
Não há como evitar que alguém se sinta só de vez em quando, mesmo em meio a muita gente. Simplesmente parece que não estamos na mesma página. Como disse a irmã acima, não é o "estar só", afinal o ditado é verdadeiro: "antes só do que mal acompanhado", consoante com Paulo em 1Cor 15:33, "as más companhias corrompem os bons costumes". Mas "sentir-se só" não é "estar só". E Deus vem em nosso socorro.
Quando o salmista diz que Deus dá um lar aos solitários não quer dizer que a pessoa vai deixar de estar só, mas sim que não vai mais se sentir sozinha. Quando convidamos Jesus para entrar em nossa vida, nós ainda não partimos deste mundo e vamos morar no Céu. É Ele quem vem morar conosco. Ainda que invisível aos olhos, sentimos Sua presença conosco e Suas palavras nos confortam. À semelhança da voz e palavras do noivo para a noiva em Cantares 5:10 "Suas palavras satisfazem plenamente o íntimo do meu ser." Quem crê em Jesus mas não lê Jesus só tem parte da bênção. Ler a Palavra de Deus com entendimento, buscando conhecer o coração de Deus e analisando o nosso coração, traz aquela paz que o mundo não dá (de João 14:27) e a alegria que marca ser parte do Reino de Deus (Romanos 14:17).
E quem crê em Jesus, lê a Bíblia e frequenta a Casa de Deus, isto é, se reúne nos cultos do povo de Deus, são família de Deus, como nos diz Efésios 2:19: "Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele." Agora, não estamos sós nem nos sentimos sós. Se durante o isolamento aprendermos a valorizar as reuniões como povo de Deus, para louvor e preparação para servir ao Pai e cumprirmos a missão que nos foi delegada, quando a vida voltar ao novo normal, cumpriremos Hebreus 10:25, que diz: "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia."
A igreja é o lar para os solitários. Não a igreja-religião na qual as pessoas entram e saem sem saber quem são os demais, mas a igreja-comunhão, aquela onde os irmãos se conhecem, conversam uns com os outros, se aceitam e se amam, importando-se em saber como estão e acompanhando uns aos outros em oração. O cuidado mútuo, uma ligação telefônica, hoje com vídeo e voz, praticamente gratuita, nos aproxima e mantém unidos, ainda que fisicamente separados. Ninguém fica sozinho.
Você está se sentindo só? Uma vez, alguém que se sentia assim e atravessava um momento muito difícil na sua vida, me pediu: "Você, que está mais perto de Deus, ore por mim". Minha resposta foi o mesmo que a Palavra de Deus nos garante diariamente: "Deus está à mesma distância de qualquer um de nós. Quer recebê-lO em seu coração agora?". É só isso. Não estamos sozinhos. Deus está aí do seu lado agora mesmo. Já Lhe disse um "Bom dia, Pai"? Deixe-O chegar bem perto de você, converse com Ele com liberdade. Diga-Lhe como se sente. Desabafe, mas conte também suas alegrias. Ande com Ele um dia de cada vez.
Fique em bem. Fique em paz. Fique com Deus.
Com carinho,
Pr. Manga

Comentários