Todo mundo tem fé
- JUBCor
- 3 de dez. de 2020
- 4 min de leitura
Hoje, na China, o motorista Zhang, pediu para trocar de turno com um colega e trabalhar pela manhã em vez de ir à tarde, como de costume. Encheu o veículo de passageiros e saiu para sua viagem. Ele estava revoltado porque a prefeitura de sua cidade demolira a casa onde vivia por causa de um projeto de reurbanização. Zhang sabia disso e lhe haviam oferecido uma compensação para que se mudasse dali. Quando ele voltou para casa ontem à noite, descobriu que sua residência não existia mais. Hoje, Pisou fundo no acelerador, atravessou cinco faixas da estrada e atirou o ônibus num reservatório de água à beira do caminho. Vinte e um passageiros morreram no "acidente". Todos tinham fé que o motorista faria bem o seu trabalho.
A primeira definição de "fé" no dicionário online Priberam da Língua Portuguesa, diz que fé é "adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro". Sendo assim, todas as pessoas do mundo têm fé em alguma coisa. De time de futebol, à loteria, passando por fé na escola, fé no diploma, fé em políticos, fé em amigos. Casamento, então, só se sustenta na fé. Vamos dormir com fé de que vamos acordar. Mas tem gente que tem medo de dormir e não acordar mais, um medo curiosamente chamado de hipnofobia. Quando acordamos, se tomamos um café da manhã e todas as refeições do dia é com fé que os alimentos nos farão bem.
A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Claro. Nenhum relacionamento subsiste se não houver confiança mútua. Deus tem conhecimento perfeito de que nós vamos falhar em algum ponto, em alguma coisa. Nós temos fé absoluta em que Deus não vai falhar, nunca. Embora Jesus nos mande ser perfeitos como é perfeito o nosso Pai que está no Céu (Mateus 5:48), Deus não confia em nossa perfeição, embora faça tudo o que pode, sem interferir em nossa opção de escolhas, para que sejamos santos, puros e perfeitos. Para que o Criador nos abençoe e guie na vida, é imprescindível que tenhamos plena confiança nEle. Confiar em Deus é saber que Ele é fiel ao que diz.
Hoje, um amigo me disse: “Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá!”, ao que eu respondi: "Ahhhh. Esse negócio de aplicar a Palavra de Deus aleatoriamente e se apropriar das promessas alheias!". Ele estava brincando, sabia que não é assim, mas, infelizmente, quanta gente acha que é desse jeito. Sonho, desejo, vontade, planos, nada disso é "verdadeiro", não é real ainda, é imaginário e acreditar no imaginário como se fosse real não é fé sadia. O dicionário disse que fé é estar ligado em espírito àquilo que se considera verdadeiro. Achamos que aquilo em que pomos nossa confiança é de verdade.
Isso é perfeito em relação ao nosso Deus. Ele é real, não o inventamos; foi Ele que nos criou. Deus deu provas de Sua realidade em toda a natureza e história da humanidade. Infelizmente, o homem acha que "prova de que Deus existe" é que Deus satisfaça a sua vontade o tempo todo e o livre do mal, dos maus e das consequências de si mesmo. Como já vimos em outra mensagem, Deus permite que nossos atos tenham sua consequência para que aprendamos a amadurecer e a não confiar em qualquer coisa. Os homens inventam máquinas malucas que às vezes dão certo quase o tempo todo, mas muitas vezes falham. Quando falham, a culpa é de Deus.
Se os próprios homens falham, quanto mais as suas máquinas. Nós não devemos nunca confiar 100% nos homens. A vida é um fator de risco. Mas nossa vida seria muito diferente se realmente adotássemos o regime monárquico certo: deixar Jesus ser rei e governar nossos pensamentos e ações. Ele é um rei que não falha, que não é injusto. Ele é um rei que salva e dá vida eterna e bênçãos aos seus súditos. Nenhum rei da terra jamais foi assim. Jamais será. Por falar em monarquia, hoje também é o Dia da Bastilha, a independência francesa do regime monárquico. O rei morreu porque falhou como rei. Jesus tem sido igualmente guilhotinado, não porque tenha falhado, mas porque o homem falhou como homem. Jesus nunca falhou.
Podemos e vamos continuar colocando nossa fé nas coisas da vida. Nos motoristas dos ônibus, dos carros, no remédio que tomamos, nas pessoas com quem convivemos. Mas sabemos que essa é uma fé que se resguarda, é uma fé com o pé atrás. A única que não decepciona é a fé, a adesão do nosso espírito ao Espírito de Deus, que é verdadeiro, a fé em Jesus. Porque se alguma das outras coisas em que pomos a fé falhar, o Pastor de nossas almas no consolará ou nos terá em Seus braços por toda a eternidade.
Como diz o hino "Firmeza", do Hinário chamado Cantor Cristão,
Em nada ponho a minha fé
Senão na graça de Jesus
No sacrifício remidor
No sangue do bom Redentor
A minha fé e o meu amor
Estão firmados no Senhor
Estão firmados no Senhor.
Sua vida está firmada em quê? Dê uma chance para si mesmo e coloque toda a sua confiança no Salvador.
Então, fique bem. Fique em paz. Fique com Deus.
Com carinho,
Pr. Manga
Igreja Batista do Cordeiro

Comments