top of page

Segundo o coração de Deus

  • Foto do escritor: JUBCor
    JUBCor
  • 22 de jul. de 2020
  • 4 min de leitura

A expressão famosa e virtude esperada nas pessoas com quem nos relacionamos só aparece duas vezes na Bíblia. Muitos querem ser alguém segundo o coração de Deus e casar-se com quem também seja, preferindo ficar só, se não o encontrar, do que viver mal acompanhado. Mas de onde vem e para onde vai a expressão?


A tradução NVI é a única a trazer a frase ligeiramente diferente no Antigo Testamento. A história começa com o rei Saul, escolhido pelo povo em detrimento de ser governado por Deus. Desde a saída do Egito, o povo de Israel fora guiado por Deus através de pessoas escolhidas por Ele. Depois de Josué, sucessor de Moisés, o país foi liderado por Juízes, um de cada vez, sem competição. Samuel foi o último e um dos melhores juízes de Israel.


"Samuel continuou como juiz de Israel durante todos os dias de sua vida. 16 A cada ano percorria Betel, Gilgal e Mispa, decidindo as questões de Israel em todos esses lugares. 17 Mas sempre retornava a Ramá, onde ficava sua casa; ali ele liderava Israel como juiz e naquele lugar construiu um altar em honra ao Senhor.

1 Samuel 8:1-7 Quando envelheceu, Samuel nomeou seus filhos como líderes de Israel. 2 Seu filho mais velho chamava-se Joel e o segundo, Abias. Eles eram líderes em Berseba. 3 Mas os filhos dele não andaram em seus caminhos. Eles se tornaram gananciosos, aceitavam suborno e pervertiam a justiça.

4 Por isso todas as autoridades de Israel reuniram-se e foram falar com Samuel, em Ramá. 5 E disseram-lhe: “Tu já estás idoso, e teus filhos não andam em teus caminhos; escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações”.

6 Quando, porém, disseram: “Dá-nos um rei para que nos lidere”, isso desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor. 7 E o Senhor lhe respondeu: “Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a Mim que rejeitaram como rei." (1 Samuel 7:15-17).


Que Deus abençoe a Sua Palavra de nos dê sabedoria e entendimento.


Ah, coração duro o da humanidade. E Deus tenta consolar a decepção de Samuel confessando a própria tristeza: "foi a Mim que rejeitaram como rei". Saul era um guerreiro e um homem alto em estatura física, impressionando o povo pela força que tinha, fundamental nas guerras que enfrentavam. Samuel explicou-lhes o que um rei faria, os impostos e desapropriações de filhos, colheitas e terrenos, como bem entendesse, coisas que se somariam ao dízimo, que era compromisso espiritual de Israel, para a manutenção dos levitas, dos sacerdotes e do templo.

1 Samuel 8:18-19 Naquele dia, vocês clamarão por causa do rei que vocês mesmos escolheram, e o Senhor não os ouvirá”. Todavia, o povo recusou-se a ouvir Samuel, e disse: “Não! Queremos ter um rei."

Então, autorizado por Deus, Samuel vai em busca do candidato:

1 Samuel 9:2 nos conta que o juiz encontrou Saul, jovem de boa aparência, sem igual entre os israelitas; os mais altos batiam nos seus ombros.


Coroado, Saul liderou Israel durante muitos anos, mas tornou-se ganancioso e desrespeitoso para com Deus, chegando até a querer usurpar a função de sacerdote e ele mesmo oferecer sacrifícios a Deus em desobediência às instruções de Samuel.


Saul é castigado com perda do trono que, após sua morte, não passaria para seus descendentes. Um novo rei seria escolhido e foi o jovem Davi quem foi ungido para suceder Saul. 1 Samuel 13:14: "Já agora não subsistirá o teu reino. O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou." A expressão "um homem que lhe agrada" é também traduzida "um homem segundo o Seu coração". É aí que encontramos a descrição de Davi em Atos 13:22: "E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o Meu coração, que fará toda a Minha vontade."


Tanta história serve para direcionar o nosso presente e o nosso futuro. Em Atos, a frase recebe um complemento explicativo. O que é ser uma pessoa segundo o coração de Deus? E a resposta é "que fará toda a Minha vontade".


E aqui está o segredo da vida equilibrada. Muitos cristãos ficam a se perguntar qual é vontade de Deus para sua vida, como se Deus escolhesse cada detalhe da vida de alguém, da cor do sapato, ao menu do almoço, com quem vai casar, em que empresa vai trabalhar, e assim por diante. Essa culpa Deus não terá. Fazer toda a vontade de Deus, como oramos no Pai Nosso, "seja feita a Tua vontade assim na Terra como no Céu" é seguirmos os princípios de Deus em tudo o que fazemos. A questão não é com quem namoramos e casamos, mas "meu namoro ou casamento glorificam a Deus? Estou me relacionando com os outros do jeito que agrada a Deus?". Isso se estende para todas as áreas da vida, desde a escola à vida profissional. Estou fazendo as coisas que tenho de fazer segundo a vontade de Deus?


Deus nos fez livres para viver com Ele ou rejeitá-lO, mas não nos fez livres das consequências de nossas escolhas. Quando fazemos tudo segundo a Sua vontade e vivemos segundo Seus princípios, colhemos melhores frutos, a luz de Deus brilha em nós e quem nos vê fica admirado. Aí temos a chance de dar testemunho e de glorificar o Pai que nos educou nesse caminho: Deus fez isso, não nós.


Agora que vimos de onde veio a expressão e para onde vai, quem reina em sua mente? Você faz as coisas segundo a vontade de quem? Se ainda não entrou neste Caminho, comece a ouvir mais o que Deus nos ensina em Sua Palavra e faça tudo segundo a vontade dEle, para que você seja mais feliz com sua família e seus relacionamentos. Que Deus nos guie sempre.


Fique bem. Fique em paz. Fique com Deus.


Com carinho,

Pr. Manga



Comments


Formulário de Assinatura

  • instagram

©2020 por JUBCor. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page