Salvo pela maldição
- JUBCor
- 8 de set. de 2020
- 3 min de leitura
O texto bíblico é de Atos 13:4-12, que narra a primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé. Enviados pelo Espírito Santo, chegaram à ilha de Chipre, então Grécia.
Atos 13:4-12 → "4 Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. 5 Chegando em Salamina, proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. João estava com eles como auxiliar. 6 Viajaram por toda a ilha, até que chegaram a Pafos. Ali encontraram um judeu, chamado Barjesus, que praticava magia e era falso profeta. 7 Ele era assessor do procônsul Sérgio Paulo. O procônsul, sendo homem culto, mandou chamar Barnabé e Saulo, porque queria ouvir a palavra de Deus. 8 Mas Elimas, o mágico (esse é o significado do seu nome) opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul. 9 Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: 10 "Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor? 11 Saiba agora que a mão do Senhor está contra você, e você ficará cego e incapaz de ver a luz do sol durante algum tempo". Imediatamente vieram sobre ele névoa e escuridão, e ele, tateando, procurava quem o guiasse pela mão. 12 O procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, profundamente impressionado com o ensino do Senhor.
Esse texto é uma das raras vezes em que vemos os apóstolos amaldiçoarem alguém. Normalmente, a atitude era de paciência diante dos incrédulos, abençoando e esperando melhores oportunidades. O que fez com que Paulo amaldiçoasse Elimas Barjesus assim?
Apesar de Elimas ter um sobrenome tão nobre para nós, hoje, pois Barjesus significa 'filho de Jesus', ele de Jesus não tinha nada. Elimas era um mago, à semelhança dos que visitaram Jesus em Belém, mas sem o mesmo coração, e ensinava astronomia e astrologia ao procônsul romano. Elimas era uma espécie de conselheiro e lucrava muito com a relação com o oficial romano.
Sérgio Paulo era um homem culto, isto é, um homem de entendimento. A palavra que o descreve é frequentemente traduzida como 'prudente' no Novo Testamento. O procônsul desejava ouvir a Palavra de Deus e mandou chamar Barnabé e Paulo. Infelizmente, Elimas se opôs aos apóstolos porque não queria que Sérgio Paulo se convertesse. O texto diz que o mago tentava desviar Sérgio da fé. Se este se convertesse, a verdade tornaria inútil o misticismo do mago e ele perderia sua boquinha.
Paulo, cheio do Espírito Santo, repreendeu Elimas duramente e lançou sobre ele uma maldição. Não foi assim que nos acostumamos. Os crentes devem retribuir o mal com o bem, como diz Romanos 12:17 "Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens", palavras do próprio apóstolo Paulo. Não há nenhuma contradição aqui. Aqueles que fazem mal ao Evangelho devem ser duramente repreendidos para o bem deles mesmos, para que se arrependam, e para o bem dos prejudicados, para que Palavra de Deus avance livremente. Não foi uma maldição movida pela ira humana de alguém chateado, mas dirigida pelo Espírito Santo. Não é à toa que isso é raro no Novo Testamento.
Imediatamente, Elimas ficou cego. A palavra para névoa era usada por Hipócrates, o pai da Medicina, para descrever a cegueira por catarata ou coisa semelhante. No caso do mago, a névoa engrossou a tal ponto que ele não podia sequer ver a luz. Já que insistia em manter Sérgio Paulo nas trevas espirituais da superstição e do misticismo, durante um certo período de tempo quem ficaria nas trevas era ele, filho do diabo. Era como se Paulo lhe dissesse: "Já que você contradiz o que eu digo, veja se consegue explicar isso". Cegando o inimigo, os filhos de Deus alcançaram sua vitória. O procônsul ficou tão profundamente impressionado com o poder de Deus manifestado no momento, que o 'prudente' achou prudente crer no ensino do Senhor. Feliz ele, que pôde ser salvo mediante a maldição do outro.
Não estamos livres dos Elimas hoje. Os filhos do diabo continuam confundindo a humanidade para que não creia no Senhor da Criação. Menos prudentes que o chefe romano, as pessoas não mandam trazer quem lhes possa abrir a vista e ficam nas trevas da ignorância e na cegueira mental por muito mais tempo que o mago ficou fisicamente cego, pois essa é a maldição do chefe dos malditos. Deus é luz e a luz está em Seu Filho Jesus que a todos quer bem. Prudente é quem verifica as suas fontes de informação.
Jesus esclarece, dá entendimento e transforma positivamente a qualquer que O busque e nEle confie. Não se deixe confundir jamais.
Com carinho,
Pr. Manga

Comments