top of page

Sabor de clara de ovo

  • Foto do escritor: JUBCor
    JUBCor
  • 9 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

A vida tem desses momentos em que não sentimos prazer nem alegria. Os dias passam indiferentes aos nossos anseios. O salmista chegou a escrever "Até quando, Senhor? Para sempre Te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o Teu rosto?" (Salmo 13:1). Nós amplificamos nossa ansiedade a ponto de nos tornarmos insensíveis às outras coisas em redor. Esse tipo de fixação deprimente tira o sabor da vida e cega o entendimento.


Foi Jó quem disse: "Comer-se-á sem sal o que é insípido? Ou haverá sabor na clara do ovo?" (Jó 6:6). Tem dias que nos parece que a vida tem sabor de clara de ovo.


Mas, para quem não sabe, a clara de ovo é uma substância fundamental para a vida humana. Ela é composta de noventa porcento de água e dez porcento de proteínas, as albuminas, microproteínas e globulinas. Essas proteínas são solúveis em água, daí o termo genérico "albumina" e são primordiais no tratamento de queimaduras e hemorragias graves. A clara do ovo funciona como um amortecedor, protegendo a gema do ovo, e posteriormente, como nutriente para o ovo fecundado. Curiosamente, é usada na preparação de vacinas, como as da Influenza. Todos nós deveríamos comer vários ovos por dia, especialmente agora que está provado que ovo não afeta significativamente os níveis de colesterol.


O que antes era a quebra da rotina virou dia a dia. Tudo que é muito repetido perde a graça. Os dias da semana eram dias de trabalho e de correria e o fim de semana era a bem-vinda exceção. Durante estes dias de pandemia, quase ninguém mais diz "graças a Deus é sexta-feira". Para muita gente, a semana toda virou fim de semana. A falta de criatividade, a falta de recursos e a falta de ter aonde ir tornaram os dias, para muitos, ainda mais sem graça, sem gosto, feito clara de ovo.


Já pararam para pensar que quando a vida era normal nós não tínhamos surpresas todos os dias? A rotina também era sem graça. Mas, feito albumina, é a mesmice que nos dá estabilidade e segurança. Precisamos dessa albumina para nos proteger dos excessos, para dar gosto ao que é importante. Agora que estamos impedidos do ir e vir, escuto gente dizer que está com saudades de ir a igreja, quando não tinha o hábito de frequentar os cultos quando podia fazê-lo. Os cultos, os abraços, rever alguém, aproveitar a companhia de alguém são os ingredientes que misturados à clara insípida lhe conferem qualidades e sabores especiais e transformam a clara em mousse (clara e gelatina), suspiro (clara e açúcar) e até maionese (ovo e óleo). Assim, são as coisas aparentemente sem graça que nos permitem apreciar as que são saborosas. Foi o tempo de estudo obrigatório que nos permitiu gozar uma profissão e melhor condição de vida. É o feijão com arroz de todo dia que nos faz apreciar os pratos especiais, como a bênção a Aser em Gênesis 49:20: "Aser, o seu pão será abundante e ele motivará delícias reais." O pão abundante (rotina) motivará delícias reais (os pratos especiais). Curioso, não?


Só em Deus temos completude. Jó 36:11: "Se O ouvirem e O servirem, acabarão seus dias em felicidade e os seus anos em delícias". É, Deus tem delícias para dar a quem suporta a provação e surge vitorioso do outro lado. Salmos 16:11 "Tu me farás ver os caminhos da vida; na Tua presença há plenitude de alegria, na Tua destra, delícias perpetuamente." E ainda, Salmos 36:7-9: "Como é preciosa, ó Deus, a Tua benignidade! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das Tuas asas. 8 Fartam-se da abundância da Tua casa, e na torrente das Tuas delícias lhes dás de beber. 9 Pois em Ti está o manancial da vida; na Tua luz, vemos a luz." Sem Deus, somos só a clara do ovo. Mas quando a misturamos com a presença de Deus, temos uma torrente de delícias. A clara não foi desprezada nem jogada fora; ela foi potencializada.


Desfrute da presença e do cuidado de Deus e sua vida sempre terá um gostinho de quero mais.


Fique bem. Fique em paz. Fique com Deus.

Com carinho,

Pr. Manga



Opmerkingen


Formulário de Assinatura

  • instagram

©2020 por JUBCor. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page