Retrovírus
- JUBCor
- 17 de jun. de 2020
- 4 min de leitura
Todos nós já ouvimos falar de vírus. Noutra mensagem eu os chamei de "nanocoisas", porque são muito pequenos, com alguns nanômetros de diámetro (um nanômetro equivale a um milímetro dividido por um milhão, isto é, um milionésimo de milímetro). É coisa, não é animal, nem vegetal, nem mineral. Tem vida passiva. Não se locomove por si. É levado por forças da natureza e fixa-se em vários tipos de superfície à espera de uma célula com receptores positivos para o seu tipo de membrana. Os vírus, que podem ter uma ou duas fitas de RNA ou DNA no seu núcleo, infectam plantas, como o vírus do tabaco, animais (a gripe suína) e seres humanos. Se encontrarem uma célula onde entrar, os vírus usam a fantástica estrutura da célula para sequestrar seus mecanismos biológicos e se reproduzir. Os vírus de RNA de fita simples geram novos RNAs e os vírus de DNA geram novos DNAs. Fascinante.
Os retrovírus são uma variação incrível dessas nanocoisas capazes de gerar um DNA modificado que por sua vez produz os novos RNAs. Como o processo de replicação é reverso, são chamados de retrovírus. Eles entram no hospedeiro e podem ficar latentes por dias, meses ou anos, como o HIV que tem um período de latência clínica, isto é, sem sintomas aparentes, de até dez anos, segundo a Fundação Canadense para Pesquisa da SIDA. O problema dos retrovírus é que podem não despertar nosso sistema imunológico. Nosso organismo, sem defesa, pode ser levado à morte.
Os seres humanos todos foram contaminados com uma coisa parecida com um retrovírus chamada pecado. Costumamos rotular pecado como ações. A pergunta mais frequente de novos cristãos é "Pastor, isso é pecado?". Esses neófitos querem fazer uma lista do que é pecado e do que não é. Se possível, ainda querem graduá-los em pecados mortais ou não, para evitar cometer os "pecados graves" e só facilitar a regra com os "pecados menores". Mas não é por aí. Isso é só imaturidade espiritual.
Outros querem colocar a culpa em Satanás. Enquanto é verdade que foi a serpente no paraíso que infectou o primeiro casal de humanos, as gerações seguintes não precisaram mais de Satanás. O retrovirus estava nos hospedeiros que o transmitiram para as gerações futuras imperceptivelmente. Embora possa se manifestar em atos ou ações, o pecado sequestra o pensamento do homem em primeiro lugar e modifica sua atitude. Atitude é um comportamento motivado por uma disposição interna. A Palavra de Deus define o pecado como transgressão da Lei de Deus (1João 3:4) ou rebeldia contra Deus (Deut 9:7). O diabo não é mais necessário para que as pessoas pequem. Tiago, o irmão de Jesus e líder da primeira igreja cristã em Jerusalém, descreve o processo de replicação do pecado em nós: Tiago 1:13 "Deus não tem nada a ver com isso, e Ele nunca põe o mal no caminho de ninguém. Ceder à tentação é decisão nossa. Culpar Deus é malandragem! A tentação nasce dos impulsos incontroláveis dentro de nós. Se cedermos a esses impulsos, logo o pecado mostrará sua cara. E, quando o pecado toma conta da situação, o resultado é a morte." (A Mensagem). Repetindo, a tentação nasce dos impulsos incontroláveis dentro de nós, da atitude de nossa disposição interna. O resultado é a morte, conforme Romanos 6:23, "a paga do pecado é a morte".
Note que ser um pecador não é não saber ou não fazer o bem. Qualquer bandido sabe ser bondoso com quem quer, quando quer. É que, apesar de fazer o bem aos outros, somos rebeldes contra Deus. Queremos viver à nossa maneira. Daí as mentiras, os abusos, a imoralidade sexual, o adultério, o egoísmo, etc. O retrovírus contaminou nosso cérebro e nos justificamos com um irresponsável "o que é que tem?". O que é que tem é que há consequências para tudo o que fazemos. As leis de Deus não querem nos impedir de viver a vida e ser felizes. Elas existem para que nossas escolhas e ações não tenham resultados negativos para nós ou para o próximo. As Leis de Deus existem para nossa proteção. Em vez de levar-nos ao isolamento social, elas nos levam ao relacionamento social sadio.
Receber Jesus como Salvador não é vacina contra o pecado. Aliás, os cientistas têm tido uma enorme dificuldade para criar vacinas contra os retrovirus, haja vista que após 40 anos ainda não há vacina contra o HIV. A solução de Jesus é mais rápida e eficaz contra o pecado: "Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me" (Mateus 16:24). Quando nos arrependemos de nossos pecados e Jesus entra em nossa vida, todos os pecados são perdoados e começamos uma nova etapa na vida. Se o problema é o desejo que dá lugar à rebeldia e à desobediência, negue-se. Todos os excessos são resolvidos com o negue-se, toda maldade é exterminada pelo negue-se. Não há vacina contra o pecado, mas há ajuda de Deus para que o subjuguemos. Temos o Espírito Santo dentro de nós, Temos a Palavra de Deus para nos guiar. E o Pai, que não quer que sejamos passivos na vida, demanda de nós a nossa participação através do negue-se. O desejo sempre vai existir, a tentação vem fácil, mas nossa vontade de agradar a Deus é que nos dá forças para resistir. Resista.
Se agradamos o Pai temos Suas promessas a nosso favor. Nada deste mundo é melhor do que o que Deus tem para os Seus filhos. Lembre-se que o bom é inimigo do melhor. Não se satisfaça com menos. Almeje o melhor de Deus e espere por Ele.
Fique bem. Fique em paz. Fique com Deus.
Com carinho,
Pr. Manga.

Comments