top of page

Pensamento Protegido

  • Foto do escritor: JUBCor
    JUBCor
  • 24 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Quem já não ouviu falar de 'pensamento positivo' para conseguir vencer os obstáculos? Certamente, eles nos ajudam mais psicologicamente do que os pensamentos negativos. Gostaríamos muito que nossas palavras e pensamentos pudessem determinar além de nosso estado emocional e realmente fizessem as coisas acontencerem para o nosso bem. Passaríamos em todos os concursos, todos os exames e tratamentos de saúde nos seriam favoráveis, seríamos todos curados, conseguiríamos os empregos almejados, receberíamos aumento sempre que o pedíssemos razoavelmente, tudo daria certo. Acho que já podemos ver que, usados assim, os pensamentos positivos se tornam fantasias, algumas inocentes, não vão causar mal algum, outras, muito perigosas, trazendo risco à vida. O problema real é que usaríamos o pensamento positivo para proceder erradamente: "Ninguém vai saber, ninguém vai descobrir".


O pensamento negativo, se não for apenas medida de segurança e de prevenção de acidentes, requerendo que tomemos todos os cuidados necessários para evitar a Lei de Murphy, pode ter efeitos catastróficos, levando ao desânimo e à depressão.


Qual é a solução? Como tenho sempre dito, a fé cristã é prática, não dogmática. Fé é colocar em prática o que Deus diz. Tudo o que Ele nos recomenda ou manda fazer em Sua Palavra, a Bíblia, é para o nosso bem. Muitos críticos da fé confundem os atos de Israel na tomada da terra prometida no Antigo Testamento como atitudes que a igreja deve ter hoje, por não conhecerem a Deus e os Seus propósitos. O Novo Testamento mostra um caminho diferente, deveria dizer um Caminho diferente de tudo o que conhecemos e experimentamos, via de regra, nas relações sociais no mundo. As instruções bíblicas são soluções para o dia a dia, porque a vida é relacionamento, como tem demonstrado perfeitamente a questão do isolamento social. Por isso, a solução é 'pensamento protegido".


Col 3:1-10 → 1Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. 2 *Mantenham o pensamento nas coisas do alto*, e não nas coisas terrenas. 3Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. 4Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. 5Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. 6É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, 7as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. 8Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. 9Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas 10e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.


Pensamento protegido é buscar as coisas que são do alto, isto é, pensar como Jesus ensinou, nem positiva, nem negativa, mas moderadamente. Podemos nos comportar como todo o mundo ou podemos nos comportar como pessoas que já morreram para as coisas do mundo porque entenderam o que realmente importa: relações sadias, com Deus e com o próximo. Daí o fazer morrer as características da natureza terrena como o texto menciona.


Talvez a melhor expressão de pensamento protegido esteja neste versículo de 2 Coríntios 10:5b: "levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo". Devemos pegar todo pensamento e, em oração, perguntar a Jesus "Está certo isso? Posso pensar ou agir assim?". Sabemos que Deus responde e assim evitamos agir de modo contrário ao que agrada a Deus.


Vejamos se a tese procede. Se Davi tivesse levado o pensamento de convidar Bete-Sabá para o famigerado jantar, não teria pecado contra Deus. Se Salomão tivesse perguntado a Deus se estava bem colocar um deus pagão no quintal da casa, não teria se afastado de Deus nem teria prejudicado o reino de Israel. Se Judas tivesse orado ao Pai antes de trair Jesus o traidor seria outro. Temos centenas de exemplos de atitudes que causaram grande mal na história do povo de Deus, bíblica ou pós-bíblica, que simplesmente não teriam existido se o pensamento dos protagonistas estivesse protegido, cativo em Cristo. Você consegue se lembrar de alguma coisa em sua vida que também não teria sido feita se Jesus fosse o protetor de sua mente?


Não são regras. Não são meros mandamentos. São diretrizes, parâmetros para a vida eterna, para uma vida de quem tem o Pai Celestial.


Que Deus nos abençoe e que todos os nossos pensamentos, antes que se tornem ações, sejam examinados em Cristo e à Sua luz.


Feliz semana com Jesus. Lembre-se: ser contaminado ou não com infecções não é questão de pensamento positivo, mas de prudência. Se puder, fique em casa.


Com carinho,

Pr. Manga.



Comments


Formulário de Assinatura

  • instagram

©2020 por JUBCor. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page