O Quinto Pardal
- JUBCor
- 20 de out. de 2020
- 4 min de leitura
Jó estava tão angustiado com sua situação que contendeu com Deus. No capítulo sete, Jó pergunta: "Não é penosa a vida do homem sobre a terra? Não são os seus dias como os de um jornaleiro?" (Jó 7:1) Jó era patrão, empregador, não empregado. Mas está enfrentando as dificuldades da vida como qualquer trabalhador que depende do trabalho do dia para viver e espera o final do dia para receber a sua paga (v.2).
Viver nunca foi fácil depois da queda do homem. O Jardim do Éden foi o jardim da infância para a humanidade, sem preocupações, aprendendo divertidamente com um "tio" que era Deus, cheio de encantos e maravilhas. Jó cai na realidade da vida quando perde o conforto, feito Adão e Eva uma semana depois de ter saído do Paraíso. Vida, dura vida.
Ao se queixar diante do Criador, Jó chega à persepção de si mesmo. "Quem é o homem para exigir alguma coisa de Deus quando foi o próprio homem que O desprezou?", deveria perguntar. Mas Jó deslumbra um Deus presente e, atônito, dirige ao Eterno essas palavras: "Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas nele o Teu cuidado, 18 e cada manhã o visites, e cada momento o ponhas à prova? 19 Até quando não apartarás de mim a Tua vista? Até quando não me darás tempo de engolir a minha saliva?" (Jó 7:17-19).
Jó olha para si e pergunta "que é o homem", não quem. Não faz nem questão de diferenciar o homem das outras coisas com uma personalidade. Não é o homem como pessoa. É o homem como coisa. Que é homem? Diante da imensidão do Universo, o que é o homem? Duas vezes o salmista ecoa Jó: Salmos 8:4 - "que é o homem, que dele Te lembres e o filho do homem, que o visites?" e ainda Salmos 144:3 "SENHOR, que é o homem para que dele tomes conhecimento? E o filho do homem, para que o estimes?" Que coisa é essa para merecer a estima e o cuidado de Deus, atenção pessoal todos os dias, para que cada manhã seja visitado por Deus. Interessante Jó perceber que o dia começa na presença de Deus. E cada dia é também uma prova de superação. Temos os desafios de cada dia, o mal de cada dia, para vencer, a jornada vai até o pôr do Sol. Invariavelmente. Jó também percebe que não está nem um segundo fora do cuidado e olhar de Deus. O Criador está sempre atento, sempre olhando. Jó se admira de que não consegue isolamento de Deus nem para engolir a saliva! Foi comprovado em pesquisa laboratorial que uma pessoa engole saliva quatro vezes em três minutos, isto é, pelo menos uma vez por minuto. "Até quando não apartarás de mim a Tua vista?".
Há uma frase de Jesus no Evangelho de Lucas que responde ao anseio de Jó. Jesus nos diz em Mat 10:29 "Não se vendem dois pardais por uma moedinha?" e Lucas acrescenta: Lucas 12:6 - "Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas?". Qual o valor do quinto pardal? Dois por uma moeda, quatro por duas moedas e leva, de quebra, um quinto de graça. O quinto pardal não tem valor. É só um estímulo à compra. Não é um desconto do tipo "um é três, dois são cinco" (como se camelô soubesse gramática). O quinto pardal não vale nada. E aí, Mateus e Lucas declaram em uníssono: "Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus." Ambos acrescentam: "Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais." (Lucas 12:7). Essa coisa ínfima que é o homem vale não mais que um pardal, mas bem mais que muitos pardais. Por quê?
A queixa de Jó, na verdade, são o nosso consolo e garantia. Que mania é essa que Deus tem de cuidar do homem? O ser humano é a única criatura para a qual Deus tem planos. Efésios 4:22-24 "Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, 23 a serem renovados no modo de pensar e 24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade."
Paulo explica: "Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, 21 no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. 22 Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito." Efésios 2:19-22.
A dureza da vida é para a edificação do homem em dependência de Deus para se tornar morada de Deus pelo Espírito Santo.
Nunca pense que você não é ninguém ou que não tem valor por não ter fama nem dinheiro nem posição. Jó tinha perdido tudo, mas Deus não o deixava sozinho nem para engolir saliva! Ainda que você às vezes se sinta como o quinto pardal, para Deus, você foi criado para ser filho habitado pela divina presença e cumprir um propósito que não depende desses valores mundanos: ser semelhante a Deus em justiça e santidade. Ser você mais Deus em você. Se você já entrou nessa qualidade de vida, não chora mais feito Jó. Se não o fez, convide Jesus para entrar, enxugue as lágrimas e diga: "Não sou mais um simples pardal. Sou filho do Deus vivo e meu Pai me ama e nunca me abandona."
Fique bem. Fique em paz. Fique com Deus.
Com carinho,
Pr. Manga

Comments