top of page

Medo da Luz

  • Foto do escritor: JUBCor
    JUBCor
  • 18 de ago. de 2020
  • 4 min de leitura

Quem é mais tolo:

a criança que tem medo do escuro, ou o homem que tem medo da luz?

Dean Koontz, Darkfall


Criança com medo da luz e adulto com medo do escuro são casos que necessitam de orientação e ajuda profissional. E quando o adulto tem medo da luz? Não estou falando de fotofobia (medo da luz física) nem de fengofobia (medo do nascer do sol, da luz do dia). Falo da luz espiritual. Por medo, muita gente mantém esse interruptor desligado, no entanto, esse é justamente o interruptor mais importante da vida. O que podemos aprender sobre isso na Palavra de Deus e como isso nos ajuda a enfrentar momentos difíceis e as semanas de incertezas que nos sobrevirão?


O texto bíblico para esta meditação está no Evangelho de João 1:1-5 e 10-11:


1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. 2 Ela estava com Deus no princípio. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. 4 Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. 5A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.

10 Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. 11 Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.

Para quem não lembra, Palavra ou Verbo, são metáforas referentes a Jesus, como o versículo 14 nos esclarece: João 1:14 "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." O apóstolo João declara que tudo o que foi criado, tudo o que existe foi feito por Jesus. NEle estava a vida e esta era a luz dos homens.

Para entendermos a razão de tantos rejeitarem a luz, precisamos entender um pouco sobre as trevas. A palavra grega para trevas tem um sentido metafórico além do sentido normal, ausência de luz física. O dicionário a define como _ ignorância das coisas divinas, e sua associada perversidade, e a miséria resultante no Inferno_. Por causa disso, a indústria cinematográfica faz bilhões de dólares anualmente com os filmes de horror e de terror. A ignorância das coisas divinas leva à perversidade, à maldade. Não foi Deus Quem criou o mal. Ignorar Deus fez Satanás e o homem fazerem o mal, serem perversos. A ignorância das coisas de Deus fez o homem inventar religiões desde os cultos da fertilidade da não tão velha antiguidade até as imaginações de reencarnações sem fim, sem salvação, como se por fazer o bem deixássemos de ser ignorantes das coisas de Deus.

Ser cristão não é ser religioso, é ter um relacionamento pessoal com Deus através de Jesus Cristo. Por isso, Jesus é luz e caminho. Ele tira nossa ignorância, Ele nos esclarece, e mostra o caminho por onde andar. Fé não é quanto eu creio no poder de Deus, porque o poder é dEle e não nosso. Não podemos manipular Deus. Fé é confiar no que Deus disse e obedecer ao que Ele disse. Fé é a prática de andar com Deus, que não vemos, mas é a certeza do que se espera (porque foi Deus Quem disse) e a convicção das coisas que não se veem, pelo mesmo motivo: não vemos, mas Deus disse. Religiões são rituais humanos desvinculados do relacionamento pessoal com Deus em uma relação de troca. Cristianismo é comportamento baseado numa relação de amor de Deus por nós e de amor-gratidão de nós por Deus. Ser cristão é se comportar bem por causa da fé (confiança) em Deus.

Então, por que a humanidade rejeitou a luz? Simplesmente, por que teria de mudar de prática. Teria de deixar de fazer o que fazia em ignorância. Só que isso dará a alguns prejuízo no bolso: veja o que Efésios 4:28-32 nos diz:

28 - O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. (alguns políticos fogem desse versículo. Imaginem não furtar, fazer algo útil e repartir com quem não tem! Será que sabem?)

29 - Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. (A mudança de comportamento implica também em mudança de vocabulário. Tem gente que não quer deixar nunca de soltar palavrões e ofensas, de ferir com palavras.)

30 - Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. (Tudo que fazemos que não agrada a Deus entristece o Espírito Santo.)

31 - Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. (Não há nada de religioso aqui.)

32 - Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

Isso sem falar das bebedeiras, drogas, sexo irresponsável, violência e assim por diante.

A luz é prática, comportamento elevado, mudança intelectual, pois tudo isso vem com o adquirir conhecimento das coisas de Deus, porque agora, em Cristo, aprendemos o que agrada a Deus. Aprender é saber fazer, não é só memorizar. Nós nos tornamos prudentes, observadores. Podemos enfrentar qualquer circunstância da vida porque nosso relacionamento com Deus nos coloca em Suas mãos e Ele tem cuidado de nós. Deus é bom o tempo todo (os homens, não), o tempo todo Deus é bom e promete estar conosco todos os dias. Basta a cada dia o seu mal, não se preocupe. Amanhã dará conta de si mesmo (Mateus 6:34→"Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados." Deus cuidará de nós amanhã também. Fiquemos em paz. Confiemos em Deus. Mudemos de comportamento.

Volto à pergunta da abertura: "Quem é mais tolo: a criança que tem medo do escuro ou o homem que tem medo da luz?".


Com carinho,

Pr. Manga




コメント


Formulário de Assinatura

  • instagram

©2020 por JUBCor. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page