top of page

Irrevogável

  • Foto do escritor: JUBCor
    JUBCor
  • 19 de ago. de 2020
  • 5 min de leitura

Eu ia chamar essa meditação de "Vale a Pena Crer em Deus", mas cometeria um grave erro. "Vale a pena" quer dizer que vale passar pelo sofrimento, a pena, para alcançar um bom resultado desejado. Assim, vale a pena estudar para passar de ano ou entrar na Universidade. Mais ainda, vale a pena estudar para sair da Universidade com o diploma, já que a maioria do estudantes sai, sim, mas sem o canudo. Desistiram diante das dificuldades. Vale a pena fazer dieta, especialmente considerando que ficar em casa dá vontade de comer (o que não é fome, é ansiedade disfarçada). Vale a pena fazer exames e tratamento de saúde para evitar um mal maior. Assim, num sentido geral, vale a pena viver. Mas não está certo dizer que vale a pena crer em Deus. Exceto se você estiver em risco de perseguição, como nossos irmãos na Coreia do Norte, China, Índia, alguns países árabes, e várias nações africanas, não haverá sofrimento por crer em Deus. Então, temos suprimir a pena, porque "já não há condenação para quem está em Cristo Jesus" (Romanos 8:1).


Então eu troquei o nome para "Irrevogável", palavra que vem do latim irrevocabilis e quer dizer "não pode ser cancelado, não pode ser desdito ou chamado de volta". Afinal, como diz o provérbio chinês, "Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida". Não está na Bíblia, mas é verdade. Essas coisas são irrevogáveis.


A Palavra de Deus é assim. Não volta atrás. Vamos entender as razões disso lendo Isaías 55:6-11 na tradução A Mensagem.


Busquem o Eterno enquanto Ele pode ser achado, orem a Ele enquanto está perto. Que os maus abandonem sua forma errada de viver; os perversos, sua forma de pensar! Que eles voltem para o Eterno, que é misericordioso, para nosso Deus, que é generoso em perdoar! “Eu não penso como vocês pensam. Sua forma de agir não é a forma de Eu agir.” Decreto do Eterno: “Assim como o céu está acima da terra, assim Meu modo de agir está acima da forma de vocês agirem, e Meu modo de pensar está acima da forma de vocês pensarem. Assim como a chuva e a neve descem do céu e não voltam sem antes ter irrigado a terra, Cumprindo a tarefa de fazer que as coisas brotem e cresçam, produzindo sementes para o agricultor e comida para os famintos, As palavras que saem da Minha boca não voltarão vazias para Mim. Elas cumprirão a missão de que as incumbi e cumprirão a tarefa que lhes dei”.


Salientarei algumas frases para nossa meditação e entendimento.

1) A primeira é urgente: devemos buscar o Eterno enquanto Ele pode ser achado. Não quer dizer que Ele está indo embora e não será possível achá-lO depois. É que, agora, Ele pode ser encontrado como o Deus misericordioso que não nos dá o que merecemos, mas derrama sobre nós a Sua graça. Por isso, que os maus abandonem sua forma errada de viver, que o perverso mude sua forma de pensar, e voltem para Deus enquanto é possível ser perdoado. "Deus é generoso em perdoar!" Se alguém espera o Dia do Senhor para só se arrepender quando vir Jesus voltando, será tarde demais e o Deus misericordioso não poderá ser achado mais.


2) A segunda frase explica porque as palavras de Deus não podem ser revogadas. Deus disse: "Eu não penso como vocês pensam". Muita gente que me ouve ou lê, hoje, também não pensa como eu penso, talvez seu cônjuge não pense como você pensa e certamente seu filho adolescente não pensa como você pensa. No entanto, não é esse o sentido da expressão. Deus não "pensa" como nós, como processo cognitivo, avaliando variáveis e situações para chegar a uma conclusão. Deus já sabe, é onisciente. Deus não calcula para chegar a um resultado. Ele é o resultado. Ele é a verdade, o fato, não um raciocínio. Por isso, Ele não pensa como nós. Nós somos limitados em nosso conhecimento. E se não temos todos os elementos, não temos como saber o resultado. Assim, Deus não age como nós, porque nós tateamos, vamos na base da tentativa e erro. Thomas Edson não desistiu de encontrar o filamento perfeito para a lâmpada mesmo depois de mais de 700 fracassos. Deus fez a luz numa frase só, sem falhar: "Fiat lux". Nós não entendemos o que está acontecendo no mundo e por que Deus permite isso, porque vemos desde a perspectiva humana, parcial, incompleta, geralmente sem o ponto de vista do Eterno, sem os olhos espirituais. Deus está no controle de todas as coisas, nada Lhe escapa das mãos. Nós pensamos em termos de 'justiça social" num mundo onde isso é só imaginário. O mundo não é justo, a vida com a humanidade não é justa porque alguns parecem ser mais gente do que as outras gentes.


3) A terceira frase, o versículo final, é taxativo: "As palavras que saem da Minha boca não voltarão vazias para Mim". Deus fala e que Ele disse acontece ou Ele avisa que vai acontecer, quando não é feito por Ele, mas Ele sabe que devemos estar preparados. O que estamos vivendo, por exemplo, foi-nos avisado por Deus na frase de Jesus, "no mundo tereis aflições". O salmista, vendo que o sofrimento que o homem é capaz de causar, escreveu "Por que hei de eu temer nos dias da tribulação, quando me salteia a iniquidade dos que me perseguem, 6 dos que confiam nos seus bens e na sua muita riqueza se gloriam?" (Salmos 49:5-6). O pecado dos outros dói em nós direta ou indiretamente. Também é palavra de Deus que Ele nos ajudará e cuidará de nós, que Ele estará conosco todos os dias até o fim desta etapa, de vida depois do Éden, até o dia da volta de Jesus, quando começará a vida eterna para nós.


4) Ainda diz o Senhor que as Suas palavras cumprirão a missão de que Ele as incumbiu e cumprirão a tarefa que Ele lhes deu. Deus é missionário. Missões está no coração de Deus, seja o cumprimento das pequenas coisas, seja a missão maior que Deus colocou em nosso coração, de fazer discípulos de todas as nações. Aqui todos os que creem se tornam coadjuvantes da palavra dita. Somos enviados com Sua palavra incumbidos de uma nobre missão: mostrar o caminho para quem está se desviando por aí, confundido ou literalmente perdido. Cumpriremos a tarefa que nos foi dada? Note que a missão não depende de nós. A palavra dita por Deus cumprirá a tarefa que o Pai lhe deu. O que Deus nos oferece é o privilégio de participar, por amor a Deus e por amor ao que se pode resgatar. Não temos um fardo, temos um prazer.


É irrevogável. Por isso, fique em paz, descanse nas mãos de Deus enquanto trabalha com Ele. Ele disse, assim seja (significado da palavra "amém").


Com carinho,

Pr. Manga



Comments


Formulário de Assinatura

  • instagram

©2020 por JUBCor. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page