Fé corajosa
- JUBCor
- 15 de dez. de 2020
- 4 min de leitura
Estamos vivendo tempos em que não se pode confiar mais em qualquer um, nem na mídia, com seus jornais distorcidos, dizendo uma coisa hoje e desmentindo amanhã, sem nem sequer pedir desculpas pelo erro ou pedindo perdão ao vilipendiado. Eu ainda me lembro dos tempos em que os jornais eram vendidos sob os gritos de "Extra! Extra!". Era notícia nova, extraordinária, mas não era falsa. Não é uma questão brasileira. É no mundo inteiro. A mentira parece ter virado a regra.
Durante uma viagem, tive a oportunidade de comprar uma câmera fotográfica. O vendedor me disse que era apenas uma máquina de mostruário, que só havia sido usada na loja, mas que o muito manuseio pelos clientes havia desgastado a pintura um pouco. Era um preço excelente e cabia no pouco dinheiro que eu tinha para esse fim. Ao chegar em casa, abri a caixa e fui ler o manual de instruções para aprender a usar a máquina nova. Para minha supresa, lá estava a nota de conserto feito pela "dono anterior", que certamente não ficou satisfeito e recebeu o reembolso da compra. Imediatamente, voltei à loja e reclamei com o vendedor. Ele pediu desculpas e me ofereceu uma outra máquina. Ao que repliquei: "Você mentiu na venda anterior, como posso saber que agora você está falando a verdade? Lamento, mas estou em viagem e não terei a oportunidade de voltar aqui se o produto apresentar algum defeito. Não posso comprar de você. Prefiro a devolução do dinheiro." Fiquei sem máquina fotográfica mais algum tempo.
A não ser que você seja um ermitão vivendo sozinho no meio do mato, em algum momento, ou vários do seu dia-a-dia, você terá de se relacionar com alguém, seja no comércio, ou no trabalho, no relacionamento familiar, ou conjugalmente. Relacionar-se com alguém requer alguma medida de confiança. Quando você confia em alguém, você se expõe. É uma relação de risco.
Como temos repetido que fé não é a certeza do desejo realizado, pensamento positivo, mas a confiança depositada em quem lhe faz uma promessa, crer ou ter fé em alguém requer coragem. A partir daí não depende mais de você; depende do outro e você está na dependência.
Se é assim com quem você convive e vê e toca, imagine como é confiar em quem você não vê e que não tem o costume de falar com você como as outras pessoas, em voz alta e clara todos os dias. Ter fé ou confiar em Deus, portanto, requer coragem maior ainda. Além do envolvimento atípico, ainda temos de enfrentar as dúvidas geradas por quem não quer crer nEle.
Por isso, a Palavra de Deus nos chama a ter uma fé corajosa. Ter coragem para confiar em Deus.
Deuteronômio 31:6 diz: "Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará." E apesar de não lhe ser visível, você aprende a acreditar que a presença do Pai é real. Aí o velho "Vai com Deus" não é apenas uma bênção, desejo positivo, mas um fato. Ele nunca nos abandonará.
Josué 1:9: "Não fui Eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar." Agora é Josué quem repete as palavras de Deus a Moisés. Nesse caso, a promessa de antes ainda é promessa para o tempo de Josué. Assim, também é promessa de Deus para nós hoje. Por isso, não se apavore (não tenha medo) e não se desanime, isto é, não desista de lutar pelas coisas importantes da vida.
1Crônicas 28:20: "E acrescentou: "Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem se desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor." Claro que se somos chamados para executar uma tarefa específica para Deus, Ele não nos deixará nem abandonará até que toda a obra esteja concluída. É do interesse de Deus cuidar de nós.
Quando enfrentamos oposição, mas estamos fazendo a vontade de Deus, a mensagem encorajadora é a de 2Crônicas 32:7: "Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem se desanimem por causa do rei da Assíria e do enorme exército que está com ele, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele." Não é bom saber que o poder que está em nós é maior do que qualquer poder na face da terra?
Quem tem um relacionamento pessoal com o Pai Criador nunca está só. O Salmo 16:8 ecoa nossa certeza: "Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado." Isso não é promessa de Deus para de vez em quando. É sempre. Ele sempre vai adiante, já preparando o terreno e ao mesmo tempo está à nossa direita, como todo bom companheiro de jornada. Lado a lado.
E no Novo Testamento, temos ainda mais certeza dessa proximidade. Por isso, a Palavra nos exorta: 1Coríntios 16:13: "Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes." Quando lidar com outras pessoas, estejam vigilantes, tomem cuidado, tomem todas as medidas de bom senso e segurança. Mas com Deus, você não precisa estar vigilante. Apenas confiante.
Finalmente, a máxima da confiança chamada fé, está em Efésios 6:10: "Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder". Como diz o hino, "O Senhor a nossa força é".
Quem confia em Deus segundo o que Sua Palavra diz sabe que não está sozinho e abandonado na vida. Nossa força não está em nós mesmos, nossa sabedoria ou saúde física. Nossa força vem e está no Senhor e no poder d'Ele. Então a vida sempre dá certo, quer dizer, nossos erros são perdoados, aprendemos com as falhas do passado, evitamos errar no futuro, Deus proverá e, quando e se morrermos, estamos para sempre com Deus.
Por isso, fique bem. Fique em paz. Fique com Deus.
Com carinho,
Pr. Manga 🥭

Comments