top of page

E Deus gritará de alegria

  • Foto do escritor: JUBCor
    JUBCor
  • 25 de ago. de 2020
  • 4 min de leitura

Existe uma grande diferença entre ser pessimista e ser realista. Tenho visto muitas mensagens dizendo que o mundo não será o mesmo depois da pandemia, que a humanidade terá aprendido o que realmente importa. Desejo esse dia como todo o otimismo da fé. Mas desejar não é fazer acontecer. A realidade é triste. A História, nua e crua.


Ai da cidade rebelde, impura e opressora! 2 Não ouve a ninguém, e não aceita correção. Não confia no Senhor, não se aproxima do seu Deus. 3 No meio dela os seus líderes são leões que rugem. Seus juízes do STF são lobos vespertinos que nada deixam para a manhã seguinte. 4 Seus deputados são irresponsáveis, são homens traiçoeiros. Seus senadores profanam o senado e fazem violência à lei. 5 No meio dela está o Senhor, que é justo e jamais comete injustiça. A cada manhã ele ministra a sua justiça, e a cada novo dia ele não falha, mas o injusto não se envergonha da sua injustiça.


Hoje, li o livro do profeta Sofonias, mensageiro de Deus para o tempo do Rei Josias, de Judá, 640 anos AC. 2660 anos atrás. Mas para fazer uma leitura bem contemporânea, troquei só três nomes para contextualizar e demonstrar meu ponto:

As frases trocadas eram "Seus juízes são lobos vespertinos que nada deixam para a manhã seguinte. 4 Seus profetas são irresponsáveis, são homens traiçoeiros. Seus sacerdotes profanam o santuário e fazem violência à lei.


Sou realista. Apenas observo nossos representantes, independentemente de suas afiliações partidárias, mais uma vez agindo como há 2660 anos. Traiçoeiros, armando golpes de Estado, e legislando em causa própria, votando 'ajustes de salário' quando milhões estão passando fome no Brasil. Para eles, lobos matutinos e vespertinos, a questão não é pandemia, nem o bem do povo, mas quanto lucrarão no final dessa história. O que mudou? Só as pessoas por trás dos nomes, mas o coração endurecido continua o mesmo.


Também sou otimista. Deus nunca prometeu que o mundo iria ficar melhor, amadurecido, evoluindo em suas relações até se tornar um lugar ideal. O que Ele prometeu e sempre foi verdade é o versículo cinco do trecho lido: "No meio dela está o Senhor, que é justo e jamais comete injustiça. A cada manhã ele ministra a sua justiça, e a cada novo dia ele não falha, mas o injusto não se envergonha da sua injustiça." No meio de tudo o que acontece, Deus está conosco.


Quanto aos maus, não estão isentos da justiça de Deus e terão de prestar-lhe contas. Que dia terrível será, porque, como disse o texto, o injusto não se envergonha da sua injustiça. Deus tem ministrado Sua justiça sem depender dos homens e apesar dos homens. A cada manhã, a cada novo dia Ele não falha. Em quem está a nossa esperança? Outro profeta, Jeremias, nos alerta: Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor" (Jer. 17:5). Nossa força está em Deus.


Por isso, o mesmo Sofonias anunciou o convite do Senhor, o dia em Deus gritará de alegria conosco. O capítulo 3:14-17 nos diz: "14 Cante, ó cidade de Sião; exulte, ó Israel! Alegre-se, regozije-se de todo o coração, ó cidade de Jerusalém! 15 O Senhor anulou a sentença contra você, ele fez retroceder os seus inimigos. O Senhor, o Rei de Israel, está em seu meio; nunca mais você temerá perigo algum. 16 Naquele dia se dirá a Jerusalém: "Não tema, ó Sião; não deixe suas mãos enfraquecerem. 17O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria".


Grifei quatro frase nesse texto, fundamentais para nós hoje e sempre.

1) O Senhor, o Rei de Israel, está em seu meio. Nas palavras de Jesus, 'eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos' (Mateus 28:20), isto é, até essa fase acabar. Não estamos sós.


2) Nunca mais você temerá perigo algum. Note que não temer o perigo não quer dizer que não haverá perigo, mas que ele não nos causará medo. O perigo existe. Sempre existirá enquanto o bicho homem existir. Nós, porém, não temos medo porque Deus cuida de nós.


3) Não deixe suas mãos enfraquecerem. Não vamos ficar desanimados nem desistir. A vida é luta, mas não uma que lutamos sem forças. Nossa força vem do Senhor. Nas palavras de Paulo, 'quando sou fraco, então, é que sou forte'. Dependemos da força interior que o Espírito Santo que habita em nós nos dá a cada dia. Vivemos um dia de cada vez e somos cuidados e fortalecidos um dia de cada vez. Podemos ir dormir cansados, mas despertamos no dia seguinte e a vida continua. Não desista! Como disse o profeta Joel, "diga o fraco: Eu sou forte" (Joel 3:10).


4) Deus se regozijará em você com brados de alegria. A palavra hebraica para regozijar quer dizer exultar, pular de alegria. Deus dará pulos de alegria porque você confia nEle e espera nEle. Deus, nosso Pai, dará gritos, brados, de alegria. Algo como 'Eis os Meus filhos amados em quem tenho prazer".


Com carinho,

Pr. Manga



Opmerkingen


Formulário de Assinatura

  • instagram

©2020 por JUBCor. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page