top of page

Dormindo com sapos

  • Foto do escritor: JUBCor
    JUBCor
  • 7 de out. de 2020
  • 4 min de leitura


O texto que vamos ler hoje me fez lembrar um de nossos retiros de casais no acampamento da igreja. Como não havia quartos para os casais, dormíamos em barracas de camping. Eram dias preciosos de comunhão e aprendizado. Passávamos o dia inteiro em atividades, estudos, momentos de culto e louvor e lazer. À noite, íamos dormir cansados. Mas nessa noite em questão, fomos acordados com os gritos de um casal numa barraca próxima. Só se ouvia os outros casais perguntando o que foi que aconteceu. "Tem um sapo na nossa cama!", foi a resposta. O sapo era só uma pequena perereca, mas o temor de que aquele bichinho de pele gelada pudesse saltar sobre eles o tornava muito maior. Depois que a intrusa foi expulsa, todos puderam dormir novamente.


A passagem bíblica de hoje é semelhante e está em Êxodo 8:6-8.

6 Assim Arão estendeu a mão sobre as águas do Egito, e as rãs subiram e cobriram a terra do Egito. 7 Mas os magos fizeram a mesma coisa por meio das suas ciências ocultas: fizeram subir rãs sobre a terra do Egito.

8 O faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: “Orem ao Senhor para que ele tire estas rãs de mim e do meu povo; então deixarei o povo ir e oferecer sacrifícios ao Senhor”.

Que situação para o homem mais poderoso de seu tempo. Por se recusar a deixar o povo de Deus sair do Egito, faraó sofreu com as dez pragas. Essa foi a mais nojenta. Mas não foi sem aviso. Os versículos anteriores nos esclarecem a dimensão do problema:

Êxodo 8:2-4 - "Se você não quiser deixá-lo ir, mandarei sobre todo o seu território uma praga de rãs. 3 O Nilo ficará infestado de rãs. Elas subirão e entrarão em seu palácio, em seu quarto, e até em sua cama; estarão também nas casas dos seus conselheiros e do seu povo, dentro dos seus fornos e nas suas amassadeiras. 4 As rãs subirão em você, em seus conselheiros e em seu povo”.

Se uma pequena perereca causou tanto alvoroço para um casal, imagine o quadro: râs subindo do rio e entrando na casa, no quarto, na cama, subindo nos fornos e assadeiras e no faraó, em todos os líderes e todo o povo do Egito. Para tentar diminuir o impacto da maravilha, faraó chamou seus magos e, por artimanha, isto é, por meio de ciências ocultas, seus conselheiros fizeram sair mais rãs ainda.

Todos nós passamos por circunstâncias difíceis e incômodas na vida. É sábio buscar ajuda, pedir conselhos, para que tomemos decisões acertadas. Mas se consultamos as pessoas erradas, em vez de o problema desaparecer, ele pode aumentar. Os magos de faraó só fizeram piorar a situação. Teria sido fabuloso se suas ciências ocultas tivessem feito com que os sapos desaparecessem. Ao contrário, só produziram mais sapos. E foi exatamente como Deus avisou que aconteceria.

Mais uma vez derrotado, faraó manda chamar Moisés, reconhecendo a superioridade de Deus: "Orem ao Senhor para que Ele tire estas rãs de mim." "Estas rãs", em boa gramática, significa que elas estavam em contato com suas roupas, em seu colo, e não no chão, onde a gramática exigiria que "essas rãs" fossem removidas. Do jeitinho que Deus disse que seria.

Quem avisa amigo é, diz o ditado. Nós recebemos advertência sobre as consequências de nossas escolhas e atitudes. Nossa mãe transformava o risco em profecia "vai cair daí, menino" ou "você vai se machucar". Era dito e feito. Faraó sofreu porque teimosamente lutava contra as instruções de Deus. Seus amigos pioraram a situação. Só Deus poderia resolver o problema e faraó se rendeu numa súplica reveladora de sua impotência: "Orem ao Senhor".

Moisés estende ao rei um privilégio raro: "Tua é a honra de dizer-me quando devo orar por ti e pelo povo para que tu e tuas casas fiquem livres das rãs e", pensando ecologicamente, "sobrem apenas as que estão no rio." A solução estava nas mãos de faraó. Bastava uma palavra. Quando? E uma palavra foi a sua resposta: "Amanhã", diz o versículo dez. Realmente eu não sei o que faraó pensou para não ter respondido com outras palavras melhores: "Hoje" ou "Agora". Como consequência, teve de dividir a cama com sapos mais uma noite. Sofrimento desnecessário.

Eu não sei quais são as rãs que estão infestando a sua vida. Que coisas estão incomodando você, que hábitos lhe causam dano. Mas eu sei que Deus está perto e dizendo: "Tua é a honra de dizer-Me quando devo agir por ti." Jeremias 11:7 nos relembra: "Porque, deveras, adverti a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, até ao dia de hoje, testemunhando desde cedo cada dia, dizendo: dai ouvidos à minha voz." e Hebreus 3:13 "...encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado."

Não deixe Deus para amanhã. Busque o Pai hoje.


Fique bem. Fique em paz. Fique com Deus.


Com carinho,

Pr. Manga



Comments


Formulário de Assinatura

  • instagram

©2020 por JUBCor. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page