top of page

Desistir? Jamais!

  • Foto do escritor: JUBCor
    JUBCor
  • 11 de ago. de 2020
  • 4 min de leitura

Depois de estar bem estabelecido em seu trabalho missionário na Índia, William Carey recebeu os reforços de um companheiro responsável pela impressão de material bíblico. Carey havia passado muitos anos aprendendo a língua para que pudesse traduzir as Escrituras para o dialeto local. Ele também preparou dicionários e gramáticas para serem usados pelos seus sucessores. Certo dia, quando estava fora, um fogo começou e destruiu o prédio totalmente, queimando as impressoras, matrizes, muitas Bíblias e os preciosos manuscritos, dicionários e gramáticas. Quando Carey voltou e viu a trágica perda, não mostrou sinal de desespero nem de impaciência. Em vez disso, ajoelhou-se e deu graças a Deus porque ainda tinha forças para refazer todo o trabalho. Começou imediatamente, sem se desgastar sentindo pena de si mesmo. Nos anos seguintes e até sua morte, ele tinha duplicado e ainda melhorado os resultados em comparação com o que havia feito antes. (Extraído de 6,000 Plus Illustrations for Communicating Biblical Truths).


Estamos numa situação semelhante. Vendo grandes perdas acontecerem no mundo inteiro. Não são documentos e equipamentos destruídos, nada de material, mas vidas preciosas perdidas por causa da maior crise do século. Alguns de nós perdemos pessoas muito queridas que jamais poderão ser repostas. Aí vemos que não importa a causa da perda. Não adianta caçar culpados e esticar dedos acusadores, nossas perdas não poderão ser recuperadas. Jó não teve seus sete filhos ressuscitados. Davi nunca mais teve de volta seus amados filhos assassinados por vingança, nem teve a oportunidade de se reconciliar com Absalão. Que importa se foram os políticos, o vírus ou as forças dominantes do mundo os carrascos de nossas vítimas? Importa, sim, o que faremos daqui para a frente.


Graças a Deus ainda estamos vivos e não desistimos de ser úteis. Por isso, o texto de hoje é 1 Coríntios 16:13-14: "Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. 14 Façam tudo com amor".


Que Deus abençoe nossa vida com entendimento, consolo e sabedoria.


Ao terminar a chamada Primeira Carta aos Coríntios, Paulo dá instruções espirituais para a nascente igreja. Jesus avisara que no mundo teriam aflições. O propósito não era viver uma fé que não tivesse aflições e sofrimento. Isso não fortalece nenhuma virtude. O que é necessário é uma fé, uma confiança inabalável em Deus, para que se possa enfrentar toda e qualquer situação sem esmorecer nem se desesperar, sejam quais forem as pedras no caminho. Vejamos cada frase.


"Estejam vigilantes". O sofrimento dói mais quando somos tomados de surpresa. Se estamos prestando a devida atenção e tomando os necessários cuidados não só podemos driblar as aflições evitáveis, mas enfrentar as inevitáveis com sabedoria. Repetidamente, a Bíblia nos manda vigiar e orar. Olhar bem ao redor e olhar para cima, de onde vem o nosso socorro, que muitas vezes será consolo e não livramento. A incerteza do resultado nos impede de ser soberbos e prepotentes. E se o livramento vier, grande é a nossa alegria. A certeza de sempre obtermos o que desejamos nos tornaria indiferentes e imaturos. Estejamos vigilantes.


"Mantenham-se firmes na fé". Lembremos que fé não é o quanto acreditamos que uma coisa que queremos se tornará real. Quando oramos com toda a fé pela cura de alguém que acaba falecendo não foi falha de nossa fé se colocamos nossa dependência na dispensação divina. Mas seria uma fé muito falha se só tivéssemos fé na fé e não fé em Deus. Por isso muitos se decepcionam em sua religiosidade. Colocaram a fé no "poder da oração" ou, pior, em agentes celestes imaginários que não podem fazer nada por nós. Permanecer firme na fé é confiar no que Deus disse. Se Ele disse que faria, confie nEle. Confie no poder de Deus e na Sua vontade. Mas se Ele não disse, não espere que aconteça com você. Nem atribua promessas pessoais de Deus como uma promessa geral. Porque Deus chamou Abrão para ser Abraão e pai de uma grande nação, não quer dizer que Deus vai nos chamar para ser os precursores de um novo povo de Deus. Porque Deus ungiu Davi para reinar não quer dizer que nós seremos ungidos reis de algum lugar. Por outro lado, como Deus disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos, podemos confiar nisso e depender dEle todos os dias. Se Ele disse que basta a cada dia o seu mal, podemos esperar com fé o mal de cada dia e a ajuda divina para suportá-lo e superá-lo. O poder não está na oração. O poder está em quem ouve e atende a oração. Assim estamos firmes e nunca abalados.


"Sejam homens de coragem". Essas três palavras no original grego são uma só, andrizomai , que quer dizer "transforme-se em valente". Ninguém nasce corajoso. Nós aprendemos a ser. Coragem é enfrentar o medo com esperança e cuidado. Nossa grande mídia nefasta quer que você tenha medo da violência, da doença, de não ter plano de saúde, medo de viver. Deus trabalha ao contrário. Confiados em Deus aprendemos que o que João disse é verdade: "o amor lança fora o medo" (1 João 4:18). Se tentam nos apavorar, transformemo-nos em valentes. "Tudo posso nAquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).


Consequentemente, cumpre-se a quarta exortação: "Sejam fortes". A lamentação constante e a autopiedade nos enfraquecem. Somos habitados pelo Espírito Santo e Ele nos faz levantar a cabeça e seguir adiante, mesmo que seja necessário refazer todo o trabalho.


Finalmente, devemos ser tudo isso mas o modus operandi é o amor. O amor bíblico não é emoção. É benevolência invencível. Nunca pagaremos o mal com o mal, mas insistiremos teimosamente em fazer o bem não importa a quem. Sempre digo que amar é desejar e fazer o bem ao próximo mesmo que não lhe convenha. Mas o prejuízo que temos por amar é coberto pela generosidade de Deus que nos mandou ser assim. É como se Deus dissesse: "Desgaste-se e gaste o que tem que Eu pago a conta". E aí descobrimos que Ele nos dá mais para que sejamos distribuidores da Sua graça.


Vai ser difícil recomeçar? Não. Só vai dar trabalho. E como já temos experiência, o trabalho será mais fácil. Então, como disse o apóstolo, estejamos vigilantes, firmes na fé, fazendo-nos de valentes e fortes e façamos tudo, absolutamente, com amor.


Por isso, fique bem. Fique em paz. Fique com Deus.


Com carinho,

Pr. Manga



Comments


Formulário de Assinatura

  • instagram

©2020 por JUBCor. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page