top of page

Cristão Esponja

  • Foto do escritor: JUBCor
    JUBCor
  • 29 de out. de 2020
  • 4 min de leitura

Vários sites e jornais publicaram que no sábado passado o personagem animado Bob Esponja foi declarado gay pela Nickelodeon em sua página no Twitter. A Nickelodeon não o declarou gay, apenas o pintou com as cores do movimento em apoio ao mês do orgulho gay. No entanto, tem circulado a versão dos jornais, para surpresa de quem ainda se surpreende com a sodomização do planeta. A grande mídia é veículo das opiniões de seus administradores. Cultura social é relativa a seu tempo, não está engessada, nem impedida. Fomos avisados há dois mil anos que seria assim. Por que se escandalizar?


A esponja é um algo que representa perfeitamente a atitude de muitos cristãos em não proteger a mente e preservar os valores ensinados por Jesus. Absorvem tudo o que é oferecido sem o menor senso crítico ou espiritual, tipo Maria vai com as outras. Não sou a favor de censura, mas sou totalmente a favor do respeito à dignidade de qualquer um. A liberdade do outro é assumir o que quiser ser, desde que não obrigue ninguém mais a ser igual a ele. Nem Deus faz isso. Ninguém é discípulo de Jesus porque foi obrigado. Somos todos convidados. Convite aceita quem quer. Satanás também convidou Jesus a se perverter, mas Jesus, que parece já ter nascido maduro, soube dizer não às tentações no deserto, que, por sinal, nada tinham de sexual.


Por isso, Paulo nos diz em Romanos 1:18-19 que "a ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; 19 porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou".


Não importa se as pessoas estão conscientes disso ou não, se aprovam ou não, mas a sociedade continuará se pervertendo até o dia final. Ilude-se quem sonha com um mundo melhor. Não sou pessimista. Sou bíblico e muito realista. Da minha infância para cá apenas a tecnologia melhorou. Os relacionamentos humanos se deterioram em superficialidades e perversões descaradas e declaradas. Ou alguém ainda não notou que existe a tentativa da descriminalização da pedofilia circulando em projetos de lei nas Câmaras governamentais? Moral e valores não são eternos. São vítimas das pressões e dos líderes cabeça de esponja que são levados pelos outros em suas conversas aparentemente inocentes de amor e respeito ao próximo e defesa das minorias, até que se tornem maioria e os valores sejam mudados. A virtude será crime. Se até Jesus é publicamente execrado como pessoa maldita, não seriam malditos os Seus seguidores? Ele nos avisou e disse que essa maldição dos seguidores seria uma bem-aventurança: "Bem-aventurados serão vocês quando, por Minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês." (Mateus 5:11 e 12).


Fé cristã e valores cristãos não estão sujeitos à vontade própria. Foram escritos em pedra. Obedece-lhes quem quer e tem juízo. Doutrina cristã não é um menu com várias opções ou a liberdade de trocar os componentes do prato pelos de que a pessoa mais gosta. Isso está bem claro no texto de hoje:

Efésios 4:13-14 "até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. 14 O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro."


O texto fala de unidade da fé e do conhecimento, não variedade de fé, de pessoas que creem o que querem crer por não terem alcançado o conhecimento do Filho de Deus. A unidade da fé, isto é, que todos os cristãos creiam a mesma coisa é essencial para que cheguemos à maturidade espiritual e às suas consequências sociais. O propósito, diz o v.14, é que não sejamos como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina. Não ter essa firmeza e determinação é ser cristão esponja, absorvendo tudo o que lhe jogado em nome da religião ou por religiosos imaturos, atrás de um deus e de uma espiritualidade que satisfaçam seus desejos e sonhos, sem incomodar, sem renúncia, sem cruz e sem seguir a Cristo, mas seguindo o que quiser seguir atrás de um paradoxalmente cínico "mas eu creio". Estes estão sujeitos à continuação do versículo, que diz que tais pessoas são levadas pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Cristãos-esponja estão fadados ao erro e à perda das características próprias, o sal perderá o sabor e a luz se apagará. A sociedade olhará e não verá distinção.


Bob Esponja pode ser o que seus donos quiserem e nada que fizerem com ele será surpresa. A Nickelodeon e outras instituições podem dar apoio aos grupos que desejarem. Ninguém tem nada com isso. O problema não um personagem animado ou outro qualquer cuja inexistente vida sexual já foi questionada. Isso é só propaganda ideológica.


Mas nós também temos dono. Fomos comprados a preço de sangue para ser filhos do Deus vivo e representá-lO em testemunho constante a uma sociedade que cada dia mais rejeitará seu Criador. Até o dia em que Deus determinou que será o fim. Os que forem levados pelos ventos e pelas ondas estarão tão longe do ponto de encontro que perderão as bodas do Cordeiro.


Quem faz a sua cabeça? É de esponja? Faça como a Palavra de Deus recomenda e leve todo pensamento cativo a Cristo Jesus. Se for aprovado por Ele, você não tem de se preocupar. Se Ele não o aprova, quem tem de mudar, Jesus ou você?


Quem está em Cristo é nova criatura, Deus é por ele e não tem nada a temer. Que mal lhe pode fazer o homem?


Fique bem. Fique em paz. Fique com Deus.


Com carinho,

Pr. Manga



Comments


Formulário de Assinatura

  • instagram

©2020 por JUBCor. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page