top of page

Como ajudar quem não quer ajuda?

  • Foto do escritor: JUBCor
    JUBCor
  • 24 de dez. de 2020
  • 4 min de leitura

Um princípio da Psicologia é que você não pode ajudar uma pessoa se ela não quer ser ajudada. Quer dizer que não dá certo levar alguém a um psicólogo contra a vontade do cliente.


Esse princípio se aplica a várias esferas da ajuda. Hoje é o Dia do Humanitário. Por definição, humanitário é que ou quem contribui para melhorar a situação da humanidade. Graças a Deus há voluntários humanitários em todos os lugares. Não há nada de religioso nisso, embora os religiosos sejam mais propensos ao altruísmo e à misericórdia. Agora mesmo, milhares de voluntários de diversas origens se apresentaram para ajudar a levantar Beirute, depois da surpreendente explosão da semana passada que matou mais de 120 pessoas. No entanto, segundo a Newsweek, revista digital americana, em sua edição de hoje, 483 trabalhadores humanitários foram atacados, 125 foram mortos, 234 feridos e 124 sequestrados em 2019. Os dados são das Nações Unidas.


O Salmo 92:1-6 nos diz: "1 Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo, 2 anunciar de manhã o Teu amor leal e de noite a Tua fidelidade, 3 ao som da lira de dez cordas e da cítara, e da melodia da harpa. 4 Tu me alegras, Senhor, com os Teus feitos; as obras das Tuas mãos levam-me a cantar de alegria. 5 Como são grandes as Tuas obras, Senhor, como são profundos os Teus propósitos! 6 O insensato não entende, o tolo não vê;"


Deus criou a humanidade e vem tentando ajudá-la desde então. Quem tem um relacionamento pessoal com Deus, alegra-se como o salmista, chegando a cantar de alegria, tem vontade de anunciar o dia inteiro que Deus é amor e fidelidade, poderoso em obras e profundo nos Seus propósitos!


Então o salmista olha pela janela, vê a multidão e conclui: "O insensato não entende, o tolo não vê". Que pena. Rebeldes sem causa, atacam, ferem e matam os que vieram para ajudá-los. Num individualismo irracional, gritam "Eu não preciso de sua ajuda, não preciso da ajuda de ninguém!". E não aceitaram nem quando o Próprio Filho de Deus veio estender-nos as mãos. Leiamos João 12:44-50.


"44 Então Jesus disse em alta voz: “Quem crê em Mim, não crê apenas em Mim, mas nAquele que Me enviou. 45 Quem Me vê, vê Aquele que Me enviou. 46 Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas.

47 “Se alguém ouve as Minhas palavras, e não lhes obedece, Eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48 Há um juiz para quem Me rejeita e não aceita as Minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia. 49 Pois não falei por Mim Mesmo, mas o Pai que Me enviou Me ordenou o que dizer e o que falar. 50 Sei que o Seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que Eu digo é exatamente o que o Pai Me mandou dizer”.

Que Deus abençoe Sua Palavra dando-nos entendimento e sabedoria.


Vejamos alguns detalhes do que Jesus declarou:

1- quem crê nEle também crê em Deus, que O enviou;

2- quem O vê também vê a Deus;

3- Jesus veio como luz para tirar a humanidade das trevas;

4- em Sua primeira vinda, Jesus não veio julgar e culpar, mas salvar;

5- o juíz é a Palavra de Jesus (A própria palavra há de julgar quem recusou ser ajudado. Ninguém poderá se autojustificar, pois será medido pela palavra de Jesus, no verdadeiro sentido de "quem avisa amigo é".);

6- Jesus só falou o que o Pai ordenou dizer e falar;

7- e o mandamento, o que Deus mandou dizer, foi vida eterna.

Jesus veio trazer perdão, reconciliação e vida eterna a uma humanidade corrompida pelo pecado, tão corrompida que não tem mais senso comum. O New York Post reportou, no início da semana, que o marido jogou a mulher num rio porque discordaram do menu para o jantar! Foi preso em flagrante. Graças a Deus, a mulher não morreu. Se o homem achou que a comida da mulher era tão ruim assim, será que do xilindró foi melhor? Isso, o estupro de crianças, a violência social, a corrupção moral, tudo demonstra que a humanidade é cada vez mais vil. A humanidade precisa de ajuda.


O mais humanitário de todos os homens veio do Céu. Fez-Se homem só para ajudar. Nada por interesse pessoal. Veio porque Seu Pai mandou. Não fez questão de ter sequer um travesseiro. Só tinha um "problema", era íntegro, incorruptível. Sua presença continua sendo uma acusação calada. Ou nos prostramos envergonhados e arrependidos, ou o rejeitamos por não aguentar a nossa imagem contrastada na pureza do Salvador.


Hoje, somos nós os enviados. Foi Jesus Quem autorizou e enviou num eterno "ide por todo o mundo e anunciai". E, apesar de nem de longe sermos tão santos e puros como nosso Mestre, somos distintos o suficiente para suscitar o ódio de alguns que, como fizeram com Jesus, não rejeitaram o homem, mas o Deus que O enviou.


Mateus 5:11-12: "11 Bem-aventurados sois quando, por Minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. 12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós".


Parabéns, humanitários e, em especial, aos humanitários de Cristo, pois trazem uma ajuda que não é momentânea, trazem com a ajuda material a vida eterna.


A pergunta do título não tem resposta. Como ajudar quem não quer ser ajudado? Não tem fórmula mágica, um jeito que dá certo e conseguimos. Temos de esperar o necessitado reconhecer sua desgraça e estender sua mão de volta à mão de Deus, que mais uma vez Se oferece para ajudar.


Que Deus nos abençoe e fortaleça em nós o Seu propósito. Que não nos cansemos de ajudar a quem pudermos.


Fique bem, fique em paz, fique com Deus.


Com carinho,

Pr. Manga



Comments


Formulário de Assinatura

  • instagram

©2020 por JUBCor. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page